17 fev, 22h00
FRED FRITH
Bilhetes: 15€
Nome incontornável da Música dos últimos 50 anos, o ‘grande explorador’ e ubíquo Fred Frith volta a Portugal, passada mais de uma década desde o seu último concerto a solo no País (que aconteceu em 2006, na Casa da Música), para uma actuação sem dúvida privilegiada, no ambiente de grande intimidade que caracteriza o Salão Brazil.
::::::::::::::::::::
Multi-instrumentista, compositor e improvisador, Fred Frith têm estado envolvido na música nos últimos 50 anos.
Fundou, em 1968, com Tim Hodgkinson, o coletivo Henry Cow.
Desde então, temos visto o seu nome em bandas como os Art Bears, Massacre, Skeleton Crew, Keep the Dog, the Fred Frith Guitar Quartet e Cosa Brava.
As suas composições têm sido interpretadas por ensembles de topo, do Arditti Quartet ao Ensemble Modern, da Orquestra Sinfónica Escocesa ao ROVA Saxophone Quartet.
Também a escrita para o cinema captou a sua atenção, figurando o trabalho de Frith em documentários aclamados como Rivers and Tides, Touch the Sound e Leaning into the Wind (de Thomas
Riedelsheimer), The Tango Lesson, Yes e The Party (de Sally Potter), Zen for Nothing (Werner Penzel) e Last Day of Freedom (o multi-premiado e nomeado para os Óscares).
A dança e o teatro também fazem parte do seu curriculum, com vários trabalhos nos EUA, França e Alemanha.
Atualmente, é professor na Mill College (Oakland) e no programa de Mestrado da Musik Akademie (Basileia, Suíça).
Nicolas Humbert e Werner Penzel realizaram "Step Across the Border" um belíssimo documento centrado em Frith. Salao Brazil
Largo do Poço,3, 1º andar
Coimbra
Portugal
Tweet